Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

AMAR UM ANSIOSO NÃO É PARA TODOS

122592484_2717234145260165_5154154082451502610_n.j

Nem todos os dias serão de sol. Há dias nublados e de chuva. Quando estes dois últimos aparecem, é saber viver com estas oscilações climáticas. O ansioso, por si, já passa por situações menos boas, não precisa de estar envolvido em situações que lhe causam mais ansiedade.
 O primeiro passo é admitir que tem ansiedade e posteriormente parar, olhar para dentro e perceber o que está a causar a ansiedade. Questionar porquê que isto está a acontecer. Entra o estudo da psicologia. Aceitar as nossas emoções. Questionar porquê? O que está a acontecer?
 O ansioso tem de contar com ele próprio. No final do dia, é ele que fica quando todos se vão embora.
 É preciso trabalhar a alma e não deixar o ego vencer. Porque somos alma e não os pensamentos negativos que nos surgem e ouvimos. Ansiar o que ainda não aconteceu e expetar, imaginar o que ainda está por vir... É só o início. Respirações curtas, tremores, algo preso na garganta como não te deixasse falar, isto tudo junto são sensações que podem levar aos ataques de pânico. E se o indivíduo não conseguir controlar, trabalhar nisso, recorre à medicação, dirigindo-se ao psiquiatra. Pedir ajuda não é vergonha, não é fraqueza. Porém, não elimina o problema de todo, porque a causa ainda está lá, só estamos a aliviar os sintomas.
 E vocês? Quem está à volta, está preparado para isso? Quem está à volta só tem de escutar estes demónios interiores que existem no ser que está à vossa frente. Estar ali sem julgar porque já é suficiente a ânsia que temos. Apoiar. E mesmo quando não sabem o que dizer, estejam ali apenas. Um sorriso, um olhar. Como quem diz: eu aceito-te e tudo o que isso requere. 
 Trabalha em ti diariamente porque é um momento menos bom, não é uma vida má. Ama-te sempre. Especialmente nos dias mais difíceis. 
 Quanto às pessoas que estão à tua volta, rodeia-te das certas. Das que te querem bem. Das que te apoiam sem julgar. Rodeia-te da Natureza. Alimenta-te bem. Porque amar um ansioso não é para todos. É para os que lutam e acreditam num amanhã melhor. Com amor.

https://www.wook.pt/livro/esboco-para-uma-nova-psicanalise-eduardo-sa/1553634

https://www.wook.pt/livro/a-coragem-de-confiar-roberto-shinyashiki/10747278

https://soundcloud.com/terra-maya/t2-episodio-3-psicologia-psiquiatria-psicoterapia-e-coaching-um-olhar-sobre-as-diferencas

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.